Doenças silenciosas: TDAH
- Nadbem
- 5 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
TDAH ou Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade e um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que geralmente aparecem na infância e acompanham por toda a vida. Vale lembrar que o TDAH não e uma doença, portanto não ha uma cura e sim tratamento para conviver melhor com ele.
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção a prevalência do TDAH gira em torno de 3 a 5% da população infantil do Brasil e de vários países do mundo onde o transtorno já foi pesquisado. Nos adultos estima-se prevalência em aproximadamente 4%. Segundo o DSM-5, levantamentos populacionais sugerem que o TDAH ocorre na maioria das culturas em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos.
Sintomas
Os sintomas podem se manifestar desde muito cedo, no entanto, eles ficam mais "explícitos" quando a criança da inicio a vida acadêmica.
Listei alguns sintomas para ficar mais fácil:
Distração e dificuldade em se concentrar:
Esquecimento:
Nao fica parado (hiperatividade).
Esses são apenas alguns, nesse site você encontra tudo mais detalhado: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/tdah
Tratamento
Procure um medico para que ele te auxilie e de inicio ao melhor tratamento. Alem de medicamentos (em alguns casos), muitos médicos recomendam a pratica de algumas atividades, como a natação, futebol, andar de bicicleta entre outras.
Natação
A natação tem sido uma das atividades mais recomendadas para crianças com TDAH, por diferentes motivos: liberação de tensões, gasto energético, estímulo à coordenação motora e equilíbrio.
Recentemente, noticiou-se que o campeão olímpico Michael Phelps foi diagnosticado com TDAH na infância e que os sintomas foram superados com as rotinas de treinamento.
Pode ser que a princípio lhe custe coordenar os braços, pernas e respiração, mas é um esporte que contribui com grandes benefícios em longo prazo, apesar de que muitas crianças odeiem as aulas longas e chatas. Crianças com TDAH necessitam se divertir enquanto praticam e é precisamente isso o que deve primar para que adquiram um estilo perfeito.
Futebol
O futebol é um dos esportes mais indicados para as crianças com TDAH, mas devido aos seus problemas de atenção podem perder o interesse rapidamente e se distrair no momento menos adequado. Outras crianças, ao invés de se distrair, não têm suficiente coordenação e concentração e não são bem aceitos pelo grupo. No entanto, não se trata de conseguir que sejam grandes estrelas do futebol, mas que se divirtam e passem bons momentos enquanto jogam.
Andar de bicicleta
Depois de um longo dia na escola não existe nada melhor para uma criança com TDAH do que sair para dar um passeio de bicicleta com seus amigos. Essa atividade lhe produz uma imensa sensação de liberdade e prazer, capaz de superar as frustrações da vida cotidiana.
Recordemos que o objetivo é que as crianças tenham bons momentos e não convertê-los em excelentes atletas. No entanto vamos nos lembrar que ter TDAH não deve ser uma limitação para poder chegar a ser um desportista olímpico Os seguintes atletas e desportistas têm reconhecido sofrer esse transtorno: Michael Phelps (nadador), Simone Biles (ginástica artística), Usain Bolt (atleta), Michael Jordan (ex-jogador da NBA) ou Karina (bailarina). (Sara Tarrés, Psicologa infantil)
댓글