ÓLEO DE COCO: E SUAS MIL E UMA UTILIDADES E BENEFÍCIOS.
- Nadbem
- 19 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2018
Óleo de coco e muito conhecido pelo publico, ha alguns anos chegou com tudo no mercado da beleza e desde então ele e um dos queridinhos no uso para cuidados que vão da pele aos cabelos.

O óleo de coco é um óleo extraído da fruta coco e existem dois tipos desse alimento funcional, o refinado e o extravirgem. O primeiro é feito a partir do coco seco, enquanto o segundo é feito com o coco fresco. No último caso, ele deve ser extraído até 48 horas após a colheita, preferencialmente de um fruto que tenha vindo de uma plantação certificada e orgânica.
Normalmente, o óleo de coco é encontrado em estado líquido na temperatura ambiente, só ficando sólido e branco quando colocado em baixas temperaturas. O normal é que ele não estrague ou fique rançoso mesmo quando armazenado há algum tempo.
UTILIDADES E BENEFÍCIOS
Melhora a imunidade: O ácido láurico e o ácido cáprico, dois dos TCM deste óleo, tem a propriedade de modular o sistema imunológico. Alguns estudos mostram essa relação, mostrando sua eficácia contra fungos, vírus e bactérias, mas os cientistas ainda não descobriram como isso funciona. Uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.
Pele: O óleo de coco é um dos hidrantes naturais mais eficazes! Ele ajuda a deixar a pele macia e suave, e é indicado principalmente para aquelas regiões que costumam ficar mais ressecadas ou rachadas, como cotovelo e calcanhar.

Removedor de maquiagem: Além de ser um forte aliado para retirar rímel e delineado, por exemplo, o óleo de coco ainda hidrata a pele, ajudando a combater as indesejadas rugas. Ah, mas lembre-se de lavar o rosto após utilizá-lo, ok? E atenção: se sua pele estiver apresentando alguma irritação ou mancha, procure um médico antes de utilizar o óleo de coco.
Emagrecimento: Quem diria que justamente as gorduras saturadas poderiam ser aliadas da dieta, não é mesmo? Um estudo feito no Canadá em 2000 mostrou que pessoas que consumiam o óleo de coco tinham uma maior oxidação das gorduras, processo que causa sua quebra, do que as pessoas que seguiam dietas com óleos comuns.

Quando a gordura é quebrada no tecido adiposo, ela é usada em forma de energia, ou seja não fica acumulada no organismo na forma dos famigerados pneuzinhos. Mas os pesquisadores não conseguiram descobrir o mecanismo responsável por essa alteração.
Outra pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro indica ainda que o produto nos ajuda a acelerar o metabolismo do organismo. Isso porque o ácido láurico, um dos TCM, fazem as células trabalharem de forma acelerada, consumindo assim mais calorias, o que evitaria o acúmulo de gordura localizada e como resultado favoreceria a perda de peso. De acordo com a pesquisa, o óleo também seria responsável por aumentar o volume de massa magra, os músculos, outros aliados por demandar mais gasto de energia do organismo, ajudando o emagrecimento.
Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que o óleo de coco proporciona, ha vários outros.
Gostou do post? Então fica ligadinho aqui no blog e em nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!
Comments